1) “Os
homens, no início como agora, encontram no assombro o motivo para filosofar,
porque no início eles se maravilhavam diante dos fenômenos mais simples, dos
quais não podiam dar-se conta, e depois, paulatinamente, se encontram diante de
problemas mais complexos, como as condições da Lua e do Sol, e as estrelas, e a
origem do universo”. (Aristóteles)
No texto, o termo assombro faz referência:
No texto, o termo assombro faz referência:
a)
à
impossibilidade de se encontrar respostas definitivas e verdadeiras acerca do
universo.
b)
ao
espanto e à perplexidade humana diante da complexidade do mundo e da
existência, o que o leva à reflexão.
c)
ao
mistério da vida que só pode ser desvendado progressivamente com o
desenvolvimento científico.
d)
à
religião que tem como objeto de entendimento o mistério do mundo e da
existência.
e)
à
necessidade humana de produzir os mitos que explicam, de fato, a origem das
coisas e do universo.
2) “A
Terra não é a soma de um planeta físico, de uma biosfera e da humanidade. A
Terra é a totalidade complexa físico-biológico-antropológica, onde a vida é uma
emergência da história e da vida terrestre”. (Morin)
Ao afirmar que a Terra não é a soma dos elementos, mas a totalidade complexa, Morin pretendeu:
Ao afirmar que a Terra não é a soma dos elementos, mas a totalidade complexa, Morin pretendeu:
a)
Confirmar o caráter de unidade fechada
entre os elementos que constituem o planeta.
b)
Valorizar o elemento ecológico sobre o
humano, pois esse não é elemento central nas relações.
c)
Mostrar o caráter sistêmico do planeta,
pois os elementos que o constituem se encontram em relação dinâmica de
interação.
d)
Indicar o caráter de isolamento e
independência entre os elementos que constituem o planeta.
e)
Mostrar que as relações entre os elementos
são carentes de uma dinâmica própria e por isso existem problemas ambientais.
3) Sobre a
questão da ética, leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a errada.
a)
À filosofia sempre importou o problema da
convivência humana. Esta resulta em relações de solidariedade e conflitos e,
por isso, implica uma dimensão moral e ética.
b)
A moral e a ética são um simples conjunto
de regras sociais.
c)
A moral e a ética fazem emergir o bom
senso e a aplicação da experiência acumulada pelo indivíduo, pela comunidade em
que vive e pela história da humanidade como um todo.
d)
Quando se fala em ética ou em moral, não
se está imune às contrariedades e conflitos humanos, já que os homens portam
experiências e culturas tão diversas.
e)
Muitos guardam os interesses pessoais
acima dos coletivos; outros prezam apenas os interesses de classe, ou ainda, há
os que se colocam os interesses do grupo específico acima dos humanitários.
Tudo isso torna difícil a convivência entre os homens.
4) O acordo que se produz entre as criaturas é
natural, enquanto o acordo entre os homens é apenas pactual, ou seja,
artificial; portanto não surpreende que (além do pacto) exijam algumas coisas
uns dos outros para tornar o acordo constante e duradouro – ou seja, um poder
comum que os constranja e dirija as suas ações para um benefício comum.
(Hobbes) A frase de Hobbes expressa:
a)
ideia de que a vida social tem um fim em
si mesma.
b)
o princípio do primado da sociedade sobre
o indivíduo.
c)
uma ideia filosófica que se opõe a dos
contratualistas.
d)
A natureza antropológica impõe a
convivência.
e)
A vida social é um artifício.