Orientação de Estudo
Neste
início da etapa letiva de 2012, colocamos em suas mãos as “Orientações de
Estudos” que vão auxiliá-lo nas tarefas, durante o ano escolar.
Aqui, você encontrará orientações indispensáveis para melhor realizar suas atividades da escola.
Lembre-se que sua aprendizagem depende, principalmente, de organização e comprometimento.
Você é um terreno que queremos preparar para que nele frutifiquem as sementes do conhecimento. Saiba porém, que nada adiantará se você não fizer a sua parte, desejando aprender a aprender.
Estamos prontos para direcionar-lhe nesta caminhada e torcendo muito para que você alcance o sucesso desejado.
Aqui, você encontrará orientações indispensáveis para melhor realizar suas atividades da escola.
Lembre-se que sua aprendizagem depende, principalmente, de organização e comprometimento.
Você é um terreno que queremos preparar para que nele frutifiquem as sementes do conhecimento. Saiba porém, que nada adiantará se você não fizer a sua parte, desejando aprender a aprender.
Estamos prontos para direcionar-lhe nesta caminhada e torcendo muito para que você alcance o sucesso desejado.
Carinhosamente,
Ensino Médio
Como estudar?
1.
Ter inicialmente uma visão global do assunto
Para isto, veja o título, subtítulo, legendas, resumos, conclusões, etc... Na área das ciências exatas, veja as partes em negrito ou ressaltadas em cores diferentes (mínimo 15 minutos).
Para isto, veja o título, subtítulo, legendas, resumos, conclusões, etc... Na área das ciências exatas, veja as partes em negrito ou ressaltadas em cores diferentes (mínimo 15 minutos).
2.
Ler com atenção
1ª leitura – significa interpretar. Para, o significado dos termos precisa ser entendido e compreendido; se necessário, use o dicionário (mínimo de 30 minutos).
2ª leitura – mais aprofundada. A análise do texto, em que se selecionam os dados mais importantes para memorização. Até mesmo nas ciências exatas, há necessidade de se conhecer e estudar a teoria, isto é, como fazer (mínimo 45 minutos).
1ª leitura – significa interpretar. Para, o significado dos termos precisa ser entendido e compreendido; se necessário, use o dicionário (mínimo de 30 minutos).
2ª leitura – mais aprofundada. A análise do texto, em que se selecionam os dados mais importantes para memorização. Até mesmo nas ciências exatas, há necessidade de se conhecer e estudar a teoria, isto é, como fazer (mínimo 45 minutos).
3.
Fixar o estudado
É o momento de fazer os exercícios (60
a 120 minutos)
É o momento de fazer os exercícios (
4.
Recapitular
a) Compreender: rememorar com suas próprias palavras o que foi estudado.
b) Resumir: somente após ter compreendido o assunto, nunca antes.
c) Revisar: a revisão deve ser periódica. Deve ser feita a partir dos resumos.
d) Dosagem: o aluno deve estudar, pelo menos, duas horas e meia e, no máximo, quatro horas por dia.
a) Compreender: rememorar com suas próprias palavras o que foi estudado.
b) Resumir: somente após ter compreendido o assunto, nunca antes.
c) Revisar: a revisão deve ser periódica. Deve ser feita a partir dos resumos.
d) Dosagem: o aluno deve estudar, pelo menos, duas horas e meia e, no máximo, quatro horas por dia.
Aproveite mais o seu tempo
Primeiramente
perguntamos... Como o tempo passou rápido?!
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar – é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar – é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se – é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler – é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade – é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar – é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado – é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta – o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir – é a música da alma.
Separe tempo para Deus – é o único investimento duradouro na vida.
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar – é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar – é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se – é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler – é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade – é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar – é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado – é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta – o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir – é a música da alma.
Separe tempo para Deus – é o único investimento duradouro na vida.
Para
saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você
utiliza o tempo na escola, nos trabalhos e nos finais de semana.
Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.
Autor desconhecido
Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.
Autor desconhecido
Dicas
de estudo
1.
Pare de “viajar” durante as aulas. Concentre-se! Muitos conhecimentos que o
aluno recebe em sala, poderão ser usados na sua vida prática.
2. Vença o medo e a timidez! Prepare-se para dominar esse medo, que é comum na adolescência. Não deixe a vergonha de tirar suas dúvidas com o professor e de se expor, prejudicar seu desempenho, isso impedirá seu crescimento;
3. Use sempre a agenda escolar. Anote nela todos os deveres de casa, trabalhos e conteúdos;
Faça parte dos projetos e atividades extracurriculares da escola. Engajar-se nessas atividades pode ser uma forma de descobrir novas habilidades e de se destacar;
4. Escolha bem o seu grupo. Seus amigos podem ser ótimos para bater papo e sair. Mas, se não cooperam na hora de fazer trabalhos, procure outra turma para realizar suas obrigações escolares;
5. Divida bem o seu tempo e crie hábitos de estudo, como reservar um horário fixo diário para fazer trabalhos, tarefas ou rever a matéria que acabou de aprender;
6. Para não perder tempo, tenha sempre em mãos tudo o que vai precisar;
7. Escolha um ambiente apropriado e confortável. Você vai precisar de um lugar com boa ventilação, iluminação e silencio.
Adie a diversão e dedique-se às suas responsabilidades, sem a interferência de TV, MSN, e-mails ou músicas;
8. Sempre utilize fontes de pesquisa como o Dicionário ou livros e use estratégias para facilitar seu estudo. Grife, sublinhe e destaque conteúdos e textos importantes;
9. Alimente-se e durma bem;
2. Vença o medo e a timidez! Prepare-se para dominar esse medo, que é comum na adolescência. Não deixe a vergonha de tirar suas dúvidas com o professor e de se expor, prejudicar seu desempenho, isso impedirá seu crescimento;
3. Use sempre a agenda escolar. Anote nela todos os deveres de casa, trabalhos e conteúdos;
Faça parte dos projetos e atividades extracurriculares da escola. Engajar-se nessas atividades pode ser uma forma de descobrir novas habilidades e de se destacar;
4. Escolha bem o seu grupo. Seus amigos podem ser ótimos para bater papo e sair. Mas, se não cooperam na hora de fazer trabalhos, procure outra turma para realizar suas obrigações escolares;
5. Divida bem o seu tempo e crie hábitos de estudo, como reservar um horário fixo diário para fazer trabalhos, tarefas ou rever a matéria que acabou de aprender;
6. Para não perder tempo, tenha sempre em mãos tudo o que vai precisar;
7. Escolha um ambiente apropriado e confortável. Você vai precisar de um lugar com boa ventilação, iluminação e silencio.
Adie a diversão e dedique-se às suas responsabilidades, sem a interferência de TV, MSN, e-mails ou músicas;
8. Sempre utilize fontes de pesquisa como o Dicionário ou livros e use estratégias para facilitar seu estudo. Grife, sublinhe e destaque conteúdos e textos importantes;
9. Alimente-se e durma bem;
Como fazer uma boa prova
Antes
da prova
-
Inicie seus estudos prestando atenção às aulas e registrando, no caderno, os
resumos, esquemas e falas importantes do(a) seu(sua) professor(a). Não vá para
casa com dúvidas. Solicite o auxílio do(a) professor(a).
- Organize seu tempo para que você, todos os dias, tenha um espaço reservado para fazer as tarefas, leituras e estudo dos conteúdos que foram trabalhados em sala.
- Organize seu tempo para que você, todos os dias, tenha um espaço reservado para fazer as tarefas, leituras e estudo dos conteúdos que foram trabalhados em sala.
Todos
os dias à tarefa de casa + estudo + leitura = sucesso
-
Durante o estudo, identifique a maneira que você aprende melhor (leia alto,
converse com você, faça resumos, esquemas, simule perguntas e respostas).
- Importante! O ambiente tranquilo, silencioso e sua postura fazem a diferença. Sente-se frente à mesa de estudos com todo o seu material. Não estude deitado(a); você ficará com sono e desanimado(a).
- Importante! O ambiente tranquilo, silencioso e sua postura fazem a diferença. Sente-se frente à mesa de estudos com todo o seu material. Não estude deitado(a); você ficará com sono e desanimado(a).
- Na véspera da prova, revise as anotações que você já fez. Alguns dados, fatos e nomes específicos precisam ser memorizados, mas você deverá ser capaz, principalmente, de identificar, relacionar, interpretar, analisar, argumentar, comparar, justificar etc.
Na hora da prova
-
Preencha o cabeçalho completo e leia as informações iniciais para a realização
da prova.
- Se a prova tiver textos, leia-os mais de uma vez; assim, quando uma pergunta estiver relacionada ao texto, de imediato você saberá o local aonde deverá se reportar.
- Atenção! Na mesma questão pode haver uma ou mais perguntas.
- Identifique os verbos da pergunta, isso lhe facilitará saber o que está sendo solicitado.
- Elabore a resposta mentalmente. Em seguida, registre-a de forma detalhada. Imagine que você esteja dando essa resposta oralmente para o(a) seu(sua) professor(a).
- Releia a resposta e confira se o que você escreveu está realmente respondendo à questão.
- Releia novamente a sua resposta, conferindo as letras maiúsculas, pontuação e grafia correta das palavras.
- Se a questão for para colocar V ou F ou marcar X, faça sempre a lápis e, só depois de ter certeza, cubra com a caneta.
- Fique atento(a) ao tempo destinado à realização da prova. Fazê-la nesse período também é um exercício de organização do tempo.
- Se a prova tiver textos, leia-os mais de uma vez; assim, quando uma pergunta estiver relacionada ao texto, de imediato você saberá o local aonde deverá se reportar.
- Atenção! Na mesma questão pode haver uma ou mais perguntas.
- Identifique os verbos da pergunta, isso lhe facilitará saber o que está sendo solicitado.
- Elabore a resposta mentalmente. Em seguida, registre-a de forma detalhada. Imagine que você esteja dando essa resposta oralmente para o(a) seu(sua) professor(a).
- Releia a resposta e confira se o que você escreveu está realmente respondendo à questão.
- Releia novamente a sua resposta, conferindo as letras maiúsculas, pontuação e grafia correta das palavras.
- Se a questão for para colocar V ou F ou marcar X, faça sempre a lápis e, só depois de ter certeza, cubra com a caneta.
- Fique atento(a) ao tempo destinado à realização da prova. Fazê-la nesse período também é um exercício de organização do tempo.
COMO
ESTUDAR PORTUGUÊS
A língua portuguesa é muito importante para nós e temos que dominá-la bem.
A língua portuguesa é muito importante para nós e temos que dominá-la bem.
LITERATURA
• Um dos aspectos que faz parte da avaliação é a leitura.
• A cada bimestre há, pelo menos, um livro para ler.
• Há alguns passos a serem seguidos, para que você realize bem essa leitura:
1. faça a leitura aos poucos, sem deixá-la para os últimos dias do prazo estabelecido, com a desculpa de que “só assim, não se esquecerá do conteúdo”;
2. pesquise o significado do vocabulário novo, para que haja compreensão e fixação das partes principais do texto lido. Independentemente da leitura do bimestre, é importante você exercitar constantemente sua leitura oral;
3. Isto ajudará a sua pronúncia, a dar entonação correta, seguindo a pontuação. Use um gravador, sempre que possível, para corrigir suas falhas de pronúncia, entonação, etc.
• Um dos aspectos que faz parte da avaliação é a leitura.
• A cada bimestre há, pelo menos, um livro para ler.
• Há alguns passos a serem seguidos, para que você realize bem essa leitura:
1. faça a leitura aos poucos, sem deixá-la para os últimos dias do prazo estabelecido, com a desculpa de que “só assim, não se esquecerá do conteúdo”;
2. pesquise o significado do vocabulário novo, para que haja compreensão e fixação das partes principais do texto lido. Independentemente da leitura do bimestre, é importante você exercitar constantemente sua leitura oral;
3. Isto ajudará a sua pronúncia, a dar entonação correta, seguindo a pontuação. Use um gravador, sempre que possível, para corrigir suas falhas de pronúncia, entonação, etc.
GRAMÁTICA
Realize a fixação do conteúdo de gramática com exercícios, para isso:
1. leia, atentamente, o enunciado para não fugir do que é pedido;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
3. corrija tanto os exercícios realizados em casa, como em classe, para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
4. faça o maior número possível de exercícios;
5. organize suas tarefas com capricho.(Todos no caderno).
Realize a fixação do conteúdo de gramática com exercícios, para isso:
1. leia, atentamente, o enunciado para não fugir do que é pedido;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
3. corrija tanto os exercícios realizados em casa, como em classe, para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
4. faça o maior número possível de exercícios;
5. organize suas tarefas com capricho.(Todos no caderno).
ESCRITA
A escrita é outro aspecto de avaliação de Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
2. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
3. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5. não rasure ou borre o trabalho;
6. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
7. sempre faça um rascunho de tudo que for escrever;
8. pense e reflita muito antes de escrever.
A escrita é outro aspecto de avaliação de Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
2. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
3. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5. não rasure ou borre o trabalho;
6. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
7. sempre faça um rascunho de tudo que for escrever;
8. pense e reflita muito antes de escrever.
COMO
ESTUDAR CIÊNCIAS NATURAIS
Esta é uma disciplina que o ajudará a conhecer o meio ambiente e os fenômenos físicos e químicos da natureza. Portanto, siga estes passos:
1. releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
2. observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
3. tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
4. faça anotações em classe;
5. pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
6. esquematize tudo que você estudou;
7. tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
8. revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);
9. estude de boa vontade, sem reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.
Esta é uma disciplina que o ajudará a conhecer o meio ambiente e os fenômenos físicos e químicos da natureza. Portanto, siga estes passos:
1. releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
2. observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
3. tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
4. faça anotações em classe;
5. pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
6. esquematize tudo que você estudou;
7. tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
8. revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);
9. estude de boa vontade, sem reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.
COMO
ESTUDAR INGLÊS
Para estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário. Vamos ver como podemos ter mais habilidades:
1. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
2. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
3. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
4. leia alto, e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
5. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
6. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
7. faça anotações em sala de aula;
8. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
9. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes. Depois tente escrevê-las sem consultar.
Para estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário. Vamos ver como podemos ter mais habilidades:
1. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
2. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
3. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
4. leia alto, e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
5. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
6. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
7. faça anotações em sala de aula;
8. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
9. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes. Depois tente escrevê-las sem consultar.
COMO
ESTUDAR GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Lembre-se de que é gostoso saber o que se passou, o que aconteceu e onde estamos. Para um melhor aproveitamento:
1. analise títulos e subtítulos do que está estudando;
2. tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais;
3. procure o significado no dicionário de palavras que você desconhece;
4. esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes;
5. vá até a página de exercícios de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois que resolveu todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas;
6. utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação;
7. tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
8. realize as tarefas de casa não como uma obrigação, mas como uma forma de fixar e exercitar os conhecimentos adquiridos em sala;
9. procure ter um caderno organizado e completo. Ele pode ser um grande amigo;
10. fazer relação entre os conteúdos ministrados;
11. não adianta decorar, é preciso entender o processo;
12. releia os conteúdos e resumos passados em sala, completando os tópicos a partir da sua análise, baseado na explicação do professor;
13. preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias da TV, jornais e revistas, e traga os assuntos ligados a matéria para serem discutidos em sala de aula.
Lembre-se de que é gostoso saber o que se passou, o que aconteceu e onde estamos. Para um melhor aproveitamento:
1. analise títulos e subtítulos do que está estudando;
2. tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais;
3. procure o significado no dicionário de palavras que você desconhece;
4. esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes;
5. vá até a página de exercícios de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois que resolveu todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas;
6. utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação;
7. tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
8. realize as tarefas de casa não como uma obrigação, mas como uma forma de fixar e exercitar os conhecimentos adquiridos em sala;
9. procure ter um caderno organizado e completo. Ele pode ser um grande amigo;
10. fazer relação entre os conteúdos ministrados;
11. não adianta decorar, é preciso entender o processo;
12. releia os conteúdos e resumos passados em sala, completando os tópicos a partir da sua análise, baseado na explicação do professor;
13. preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias da TV, jornais e revistas, e traga os assuntos ligados a matéria para serem discutidos em sala de aula.
COMO
ESTUDAR MATEMÁTICA
A Matemática é fácil e divertida. Mas, para que ela se apresente assim, será preciso que você:
1. acompanhe as aulas;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda ao professor ou monitor, sempre que precisar;
3. corrija os exercícios de classe, para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
4. use um rascunho para fazer as operações;
5. organize seus cálculos com capricho;
6. não tente memorizar os exercícios, pois não é assim que se aprende a raciocinar;
7. faça o maior número possível de exercícios;
8. faça os exemplos do livro no caderno;
9. chegando em casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho, confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa;
10. resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuada e regra de sinais;
11. com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte:
• leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
• encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
• planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc;
• analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
• efetue os cálculos com a máxima atenção;
• verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
• se não chegou ao resultado esperado, recomece-o com calma;
• busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
• destacar no caderno com marcador de texto, (“importante”, “lembrar”, etc) o que foi mais enfatizado pelo professor, ou aquele item do exercício ou conteúdo em que teve dificuldade;
• não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.
A Matemática é fácil e divertida. Mas, para que ela se apresente assim, será preciso que você:
1. acompanhe as aulas;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda ao professor ou monitor, sempre que precisar;
3. corrija os exercícios de classe, para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
4. use um rascunho para fazer as operações;
5. organize seus cálculos com capricho;
6. não tente memorizar os exercícios, pois não é assim que se aprende a raciocinar;
7. faça o maior número possível de exercícios;
8. faça os exemplos do livro no caderno;
9. chegando em casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho, confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa;
10. resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuada e regra de sinais;
11. com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte:
• leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
• encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
• planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc;
• analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
• efetue os cálculos com a máxima atenção;
• verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
• se não chegou ao resultado esperado, recomece-o com calma;
• busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
• destacar no caderno com marcador de texto, (“importante”, “lembrar”, etc) o que foi mais enfatizado pelo professor, ou aquele item do exercício ou conteúdo em que teve dificuldade;
• não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.
PARA
TODAS AS DISCIPLINAS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Para uma boa interpretação de texto:
1. leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
2. releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3. grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4. para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
5. sintetize, oralmente, o que leu.
Para uma boa interpretação de texto:
1. leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
2. releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3. grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4. para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
5. sintetize, oralmente, o que leu.
PARA
TER SUCESSO NAS TAREFAS DE CASA E ESTUDO
• Método l Local l Horário l Iluminação l Silêncio
• Acompanhamento dos pais;
• Família participar das atividades da escola, reuniões, festas;
• Levar os filhos a atividades culturais;
• Conhecer o programa do sistema de notas;
• Conhecer o comportamento do filho, professores e suas amizades;
• Estimular em casa a leitura de periódicos: livros, revistas e outros.
• Método l Local l Horário l Iluminação l Silêncio
• Acompanhamento dos pais;
• Família participar das atividades da escola, reuniões, festas;
• Levar os filhos a atividades culturais;
• Conhecer o programa do sistema de notas;
• Conhecer o comportamento do filho, professores e suas amizades;
• Estimular em casa a leitura de periódicos: livros, revistas e outros.
CONSEQUÊNCIAS
DO NÃO ACOMPANHAMENTO.
• Dispersão nas aulas;
• Desânimo porque não aprende;
• Indisciplina;
• Irresponsabilidade – atrasos, agenda, faltas, tarefas,...
soNe �
l � �� rgin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Times New Roman'; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: 2; text-align: -webkit-auto; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-size-adjust: auto; -webkit-text-stroke-width: 0px; font-size: medium; "> • Dispersão nas aulas;
• Desânimo porque não aprende;
• Indisciplina;
• Irresponsabilidade – atrasos, agenda, faltas, tarefas,...
ESCRITA
A escrita é outro aspecto de avaliação de Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
2. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
3. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5. não rasure ou borre o trabalho;
6. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
7. sempre faça um rascunho de tudo que for escrever;
8. pense e reflita muito antes de escrever.
A escrita é outro aspecto de avaliação de Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
2. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
3. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5. não rasure ou borre o trabalho;
6. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
7. sempre faça um rascunho de tudo que for escrever;
8. pense e reflita muito antes de escrever.
COMO ESTUDAR CIÊNCIAS NATURAISEsta é uma disciplina que o ajudará a conhecer o meio ambiente e os fenômenos físicos e químicos da natureza. Portanto, siga estes passos:
1. releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
2. observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
3. tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
4. faça anotações em classe;
5. pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
6. esquematize tudo que você estudou;
7. tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
8. revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);
9. estude de boa vontade, sem reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.
1. releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
2. observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
3. tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
4. faça anotações em classe;
5. pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
6. esquematize tudo que você estudou;
7. tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
8. revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);
9. estude de boa vontade, sem reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.
COMO ESTUDAR INGLÊSPara estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário. Vamos ver como podemos ter mais habilidades:
1. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
2. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
3. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
4. leia alto, e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
5. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
6. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
7. faça anotações em sala de aula;
8. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
9. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes. Depois tente escrevê-las sem consultar.
1. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
2. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
3. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
4. leia alto, e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
5. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
6. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
7. faça anotações em sala de aula;
8. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
9. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes. Depois tente escrevê-las sem consultar.
COMO ESTUDAR GEOGRAFIA E HISTÓRIALembre-se de que é gostoso saber o que se passou, o que aconteceu e onde estamos. Para um melhor aproveitamento:
1. analise títulos e subtítulos do que está estudando;
2. tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais;
3. procure o significado no dicionário de palavras que você desconhece;
4. esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes;
5. vá até a página de exercícios de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois que resolveu todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas;
6. utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação;
7. tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
8. realize as tarefas de casa não como uma obrigação, mas como uma forma de fixar e exercitar os conhecimentos adquiridos em sala;
9. procure ter um caderno organizado e completo. Ele pode ser um grande amigo;
10. fazer relação entre os conteúdos ministrados;
11. não adianta decorar, é preciso entender o processo;
12. releia os conteúdos e resumos passados em sala, completando os tópicos a partir da sua análise, baseado na explicação do professor;
13. preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias da TV, jornais e revistas, e traga os assuntos ligados a matéria para serem discutidos em sala de aula.
1. analise títulos e subtítulos do que está estudando;
2. tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais;
3. procure o significado no dicionário de palavras que você desconhece;
4. esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes;
5. vá até a página de exercícios de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois que resolveu todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas;
6. utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação;
7. tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
8. realize as tarefas de casa não como uma obrigação, mas como uma forma de fixar e exercitar os conhecimentos adquiridos em sala;
9. procure ter um caderno organizado e completo. Ele pode ser um grande amigo;
10. fazer relação entre os conteúdos ministrados;
11. não adianta decorar, é preciso entender o processo;
12. releia os conteúdos e resumos passados em sala, completando os tópicos a partir da sua análise, baseado na explicação do professor;
13. preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias da TV, jornais e revistas, e traga os assuntos ligados a matéria para serem discutidos em sala de aula.
COMO ESTUDAR MATEMÁTICAA Matemática é fácil e divertida. Mas, para que ela se apresente assim, será preciso que você:
1. acompanhe as aulas;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda ao professor ou monitor, sempre que precisar;
3. corrija os exercícios de classe, para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
4. use um rascunho para fazer as operações;
5. organize seus cálculos com capricho;
6. não tente memorizar os exercícios, pois não é assim que se aprende a raciocinar;
7. faça o maior número possível de exercícios;
8. faça os exemplos do livro no caderno;
9. chegando em casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho, confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa;
10. resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuada e regra de sinais;
11. com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte:
• leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
• encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
• planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc;
• analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
• efetue os cálculos com a máxima atenção;
• verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
• se não chegou ao resultado esperado, recomece-o com calma;
• busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
• destacar no caderno com marcador de texto, (“importante”, “lembrar”, etc) o que foi mais enfatizado pelo professor, ou aquele item do exercício ou conteúdo em que teve dificuldade;
• não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.
1. acompanhe as aulas;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda ao professor ou monitor, sempre que precisar;
3. corrija os exercícios de classe, para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
4. use um rascunho para fazer as operações;
5. organize seus cálculos com capricho;
6. não tente memorizar os exercícios, pois não é assim que se aprende a raciocinar;
7. faça o maior número possível de exercícios;
8. faça os exemplos do livro no caderno;
9. chegando em casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho, confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa;
10. resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuada e regra de sinais;
11. com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte:
• leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
• encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
• planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc;
• analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
• efetue os cálculos com a máxima atenção;
• verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
• se não chegou ao resultado esperado, recomece-o com calma;
• busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
• destacar no caderno com marcador de texto, (“importante”, “lembrar”, etc) o que foi mais enfatizado pelo professor, ou aquele item do exercício ou conteúdo em que teve dificuldade;
• não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.
PARA TODAS AS DISCIPLINAS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Para uma boa interpretação de texto:
1. leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
2. releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3. grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4. para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
5. sintetize, oralmente, o que leu.
Para uma boa interpretação de texto:
1. leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
2. releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3. grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4. para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
5. sintetize, oralmente, o que leu.
PARA TER SUCESSO NAS TAREFAS DE CASA E ESTUDO
• Método l Local l Horário l Iluminação l Silêncio
• Acompanhamento dos pais;
• Família participar das atividades da escola, reuniões, festas;
• Levar os filhos a atividades culturais;
• Conhecer o programa do sistema de notas;
• Conhecer o comportamento do filho, professores e suas amizades;
• Estimular em casa a leitura de periódicos: livros, revistas e outros.
• Método l Local l Horário l Iluminação l Silêncio
• Acompanhamento dos pais;
• Família participar das atividades da escola, reuniões, festas;
• Levar os filhos a atividades culturais;
• Conhecer o programa do sistema de notas;
• Conhecer o comportamento do filho, professores e suas amizades;
• Estimular em casa a leitura de periódicos: livros, revistas e outros.
CONSEQUÊNCIAS DO NÃO ACOMPANHAMENTO.
• Dispersão nas aulas;
• Desânimo porque não aprende;
• Indisciplina;
• Irresponsabilidade – atrasos, agenda, faltas, tarefas,...
• Dispersão nas aulas;
• Desânimo porque não aprende;
• Indisciplina;
• Irresponsabilidade – atrasos, agenda, faltas, tarefas,...